Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 1.3/5 (1659 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

VOCÊ É O USUÁRIO


LUNDA OU OMOLOKÔ?
LUNDA OU OMOLOKÔ?

 

As Diferença entre os Povos

Manê e Kiokos                

 

 

 

              A origem do nome Omolokô está ligado ao povo Loko, que era governado pelo rei Farma, no Sertão de Serra Leoa. Ele foi o rei mais poderoso entre todos os Manes. Sua cidade chamava-se Lokojá e localizava-se à margem do rio Mitombo, afluente do rio Buenue, que por sua vez é afluente do grande rio Niger.

Lokojá ficava próximo do reino Yorubá. O povo Loko também era conhecido pelos nomes de lagos, lândogo e sosso. O nome Loko foi primeiramente registrado em 1666. Também há registro desse povo com o nome de loguro. Os Lokos viveram até 1917 a oriente dos temis de Scarcies. De acordo com pesquisas realizadas, a tribo Loko estava dividida em tribos menores ao longo dos rios Mitombo, Benue e Niger, e no litoral de serra Leoa. Em 1664, o princípio da sincretizarão afro-católica já acontecia na África antes da vinda dos africanos ao Brasil. Acredita-se que a tribo Loko pertencia a um grupo maior chamado Mane, e que os povos das tribos Loko, Kioko e Tchokwe vindos escravizados para o Brasil, formaram o que hoje conhecemos como Omoloko (Miscigenação dos povos).

            Com a instalação desses contingentes africanos aqui no Brasil, houve a perda de identidade dos povos tradicionais, unindo-se Nagô e Bantu. Porém, cada tradição trazida de sua região nativa mantinha os cultos tradicionais:

  • Os Mane o culto ao Orisá
  • Os Tchokwe o culto a Nkisi

 

Portanto a própria história não permite nenhum historiador ou cultuador afirmar erroneamente que as tradições Lunda e Tchokwe tiveram alguma semelhança cultural com o povo Loko e Mane, a não ser a miscigenação ao se localizarem sofridamente nas terras desconhecidas por eles.

 

 O culto tradicional Kioko e Loko instaura-se no Rio de Janeiro, no século XIX compondo-se e organizando-se por completo no país a partir do conhecimento trazido por negros vindos das tribos Kioko e Loko e seus descendentes; herança do período colonial sofrendo influencias de diversas vertentes religiosas da África, predominantemente o culto aos Minkisi e a influência da miscigenação do culto aos Orixá e do espiritismo francês disseminado prioritariamente por Tata Tancredo da Silva Pinto, que procurava manter algo em que todos tivessem acesso religioso, mas sabia ele que em um futuro próximo iriamos ter muitas dificuldades para trazermos novamente as tradições das tribos Kioko.