DENOMINAÇÃO DOS INSTRUMENTOS TOCADOS
NA NZO LUNDA KIOKO
1º - NGOMA UA TXINA (NGOMA WA CHINA):
Tambor dum tímpano, face ou tampo de rufo(uma pele) : Quiocos, Lundas, Luenas e outros (Lunda e Moxico). É o maior da família vulgar de três tambores cilíndricos dum tímpano apenas, usados por aqueles grupos étnicos. Os Luenas constroem um modelo alto e elegante que se divulgou ao longo do Cassai.
2º - NGOMA WA MUKUNDU:
Tambor com um tímpano ou tampo de rufo (uma pele)
(Quiocos, Lundas e outros), da Lunda e do Moxico. Tamanho abaixo do Tchina, na família dos tambores Lunda-Kiocos.
3º - NGOMA UA KASSUMBI: (NGOMA WA KASUMBY)
Pequeno tambor com um tímpano ou tampo de rufo (uma pele): Quiocos em especial (Lunda, Moxico, etc.). Designado cassumbi (franga) por compararem o seu rufo ao cacarejar duma galinha nova.
NGONGÊ OU GONGO
Ngonge ou Gongo (Ngonge ou Ngongo): designação bastante generalizada para a dupla campânula, ou campânula geminada, de ferro, também classificada como sino manual e, mais
vastamente, conhecida pela designação saxônia de doublé-bell. Em Cabinda, segundo tradições, o chingongo, podia ser de ferro ou de cobre. Ouve-se a grande distancia e tem um timbre especial que uma vez ouvido não mais se confunde (matos e Silva). Entre os Lunda-Quiocos é designado lubembe ou rubembe. O gonge é, por excelência, um instrumento real, velha tradição na maior parte da população banta da província (fig. 58). Este instrumento aparece nas paginas das obras de Cavazzi sob o nome de longa, e e
m gravuras da época (século XVI).
Nota: É muito provável que o instrumento de origem africana designada agogô no Brasil seja o gongue de Angola. O agogô é formado por uma campânula de ferro simples ou duplo, de percussão manual e é usado nos cultos afros em todo o Brasil.